Você sabia que 80% das vendas se perdem na abordagem? O primeiro minuto é definitivo na venda. Se o cliente não simpatizar com você, ele vai criar uma série de objeções em vendas para descartá-lo.
Pensando em ajudar você a criar uma conexão imediata nesses primeiros segundos com o seu cliente, separamos aqui 10 dicas para você aprender a lidar com objeções em vendas.
10 dicas para você lidar com objeções em vendas
De acordo com estudos, cerca de 70% das vezes em que há objeções do consumidor em relação ao preço do produto e ou serviço, o vendedor realiza a baixa do preço até mesmo antes do consumidor pedir.
Isso ocorre, pois há o senso comum de que se o preço for mais baixo que o do concorrente, o cliente se empolga e fecha o negócio de maneira mais fácil.
Assim, muitos vendedores possuem o receio de acabar perdendo suas vendas para o concorrente e, assim, acabam facilitando e diminuindo o lucro das empresas.
As objeções em vendas sobre o preço ofertado é uma das principais dificuldades de um vendedor.
Então, é visto que dar todos os descontos que o cliente solicita, é muito mais fácil e prático do que lutar pela sustentação dos benefícios, diferenciais e vantagens do seu produto ou serviço que justificam o valor superior a outras marcas.
Há, inclusive, diversas palestras e cursos sobre o tema que retratam esse cenário que mexem demais com os vendedores.
Então, para sanar o problema, veja a seguir 10 dicas para você aprender a lidar com essas situações:
1. Não fale em preço antes de o cliente perguntar
Primeiro você ganha a confiança de seu cliente em uma negociação, somente depois você diz o valor a ser pago.
Criando credibilidade, as chances de objeções podem ser minimizadas.
2. Identifique os principais problemas do cliente durante as objeções em vendas
Conheça os problemas que o seu cliente está enfrentando e seus custos para assim cair na objeção sobre preço, você prova que os benefícios do produto e ou serviço ofertado possui um custo muito inferior que o problema dele.
3. Dê algo extra para os clientes
Isso faz com que vocês tenham uma negociação bilateral, ou seja, ambos irão ganhar.
Então, não deixe o momento do fechamento em branco, com apenas você ganhando. Ofereça algo a mais, um serviço extra ou um brinde ao seu cliente.
4. Tenha um roteiro
Faça um roteiro leve e flexível, pois dessa forma, você não perde a essência e mantém a organização.
5. Planeje suas primeiras palavras
Saiba exatamente o que você vai dizer nas primeiras trinta palavras, é nesse momento que você ganha ou perde a atenção do prospect.
6. Palavras de ligação
Use palavras de ligação como novidade, tranquilidade, segurança e condição especial. Essa estratégia vai despertar a curiosidade e atenção do prospect.
7. Seja energético
Coloque energia positiva na sua voz na medida certa. Afinal, ela é o seu maior cartão de visita.
8. Conheça o cliente
Faça uma pesquisa minuciosa sobre o seu prospect e inicie falando dele. Essa estratégia aproxima e demonstra que você se preparou para negociar com ele.
9. Conecte-se com seu cliente mesmo com as objeções em vendas
Conhecer o seu cliente é fundamental, mas se conectar com ele pode trazer grandes resultados.
Por isso, aposte em técnicas como o Rapport que visa você ser uma espécie de espelho do cliente.
10. Mantenha seu cliente acolhido e esteja sempre à disposição
Uma das melhores técnicas para lidar com objeções em vendas, é fazer com que seu cliente perceba que você se preocupa com ele e, principalmente, com o bolso dele.
Então, ao receber uma objeção. Coloque-se sempre no lugar dele como uma forma de opinião e depois venha com a solução.
Seja um vendedor de alta performance e enfrente as objeções em vendas
Habilidades e estratégias são a chave para se tornar um verdadeiro vendedor com resultados satisfatórios sem se importar com a concorrência.
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