A pandemia fez com que muitos setores tirassem férias forçadas, ou até mesmo, que tivessem suas atividades interrompidas. E o varejo foi um desses setores afetados. Assim, um dos desafios do ano passado e para esse ano foi para os representantes de móveis e eletrodomésticos.
Eles já vinham sendo ameaçados de extinção desde meados do século passado. Com o surgimento de lojas de móveis e eletrodomésticos o mercado foi se apertando cada vez mais para eles. E com a pandemia de Covid-19 a coisa começou a piorar.
Por isso vamos ver quais são os desafios a serem enfrentados por eles e principalmente como agir diante da situação.
Um pouco mais a respeito dos representantes comerciais de móveis e eletrodomésticos
Os representantes comerciais começaram a surgir com mais força por volta do final do final do século XIX, mas foi no século XX que eles começaram a ter um público consumidor forte.
Mais precisamente na segunda revolução industrial, quando boa parte das famílias passaram a ter um maior poder de compra. Mas naquele tempo não era tão comum terem lojas varejistas como se tem hoje em dia, por isso os representantes comerciais de móveis e eletrodomésticos passaram a se difundir.
Mas eles foram desaparecendo conforme surgiam as primeiras grandes lojas varejistas.
Assim, pouco a pouco os representantes passaram a ser contratados por lojas ou mudando seu mercado, e passando a atuar diretamente com empresas e ou lojas varejistas. Mas o fato é que o mercado diminuiu mais precisamente a partir dos anos 90 e 2000 a profissão passou a ser quase que extinta.
Hoje em dia, o que estava ruim ficou pior, e é por isso que os representantes comerciais precisam se reinventar. Buscar uma saída para conseguirem sair do vermelho e conseguir manter seus negócios.
As possibilidades para os representantes comerciais de móveis e eletrodomésticos.
- Tenha seu site: Isso ajuda você a expor os produtos que você vende e pode até atrair mais vendas para você. Se possível, tente realizar vendas no varejo para conseguir ter um público maior e mais visibilidade. Seria como uma espécie de loja virtual, essa é uma consequência natural de tudo o que um representante faz e faz.
- Networking à vista: Você que já trabalha há muito tempo com certeza possui uma rede de contatos, não os perca de vista. Nesta pandemia você não pode perder velhos contatos de clientes, isso pode ser ruim para os negócios futuros e eles podem lhe fazer algum pedido. Assim mantenha-os sempre à vista.
Essas são apenas algumas dicas que podem fazer com que o representante comercial de móveis e eletrodomésticos possa enfrentar a pandemia.
Embora algumas opções aqui destacadas possam fugir do ramo de atuação, todas elas são ótimas opções para você conseguir se reinventar.
Assim como boa parte das profissões, o representante comercial de móveis e eletrodomésticos também precisou se reinventar.
Portanto é preciso ter sabedoria e saber apostar em novos rumos para enfrentar de frente a pandemia. Assim você precisa ver o horizonte com esperança de novos negócios e uma maior independência financeira.
Conclusão
O ano que passou foi de muitos desafios para o representante comercial, e esse ano de 2021 é um ano que pode ser uma virada.
Embora o setor passe por muitos desafios, é preciso ter em mente que os tempos de crise nos possibilitam crescer e enxergar novos horizontes.
Você pode continuar sendo representante comercial de móveis e eletrodomésticos mas ter outros negócios na manga. É preciso aproveitar toda sua autonomia e liberdade para conseguir investir em outras coisas e aprender mais sobre elas.
Conheça nossos treinamentos, workshops e capacitação em vendas.
NOSSAS PALESTRAS tem impactado positivamente a vida de milhares de profissionais e incrementado a performance de vendas de empresas do mais diversos portes e das mais diversas indústrias.
NOSSOS TREINAMENTOS abordam Técnicas de Vendas e mescla o que existe de melhor em Teoria, com o que há de mais testado na Prática com a tão fundamental Paixão que está está ligada à motivação dos seus profissionais e ao desejo de fazer a diferença no atendimento e performance de resultados.
NÃO SE AJUSTE, DESTAQUE-SE!